Fique por dentro das 5 principais notícias do mercado desta quinta-feira

Por Geoffrey Smith e Ana Beatriz Bartolo

Investing.com – As chuvas em Minas Gerais trazem preocupações sobre as barragens das mineradoras no estado. O dólar cai após sua pior liquidação de um dia em meses. O debate sobre a inflação e os aumentos das taxas de juros continua, no entanto, com o presidente do Fed da Filadélfia, Patrick Harker, dizendo que está aberto a mais de três aumentos de juros este ano e Lael Brainard deve ir ao Senado para sua audiência de confirmação como vice-presidente do banco central. Os resultados da Delta Air Lines (NYSE:DAL) podem lançar luz sobre o impacto de uma onda crescente de casos de Covid-19 nos EUA.

Aqui está o que você precisa saber nos mercados financeiros na quinta-feira, 13 de janeiro.

1. Mineradoras falam sobre as barragens

As mineradoras Vale (SA:VALE3), CSN (SA:CSNA3) e Arcelor Mittal (SA:ARMT34) entregaram documentos sobre as condições de segurança de 31 barragens ao governo de Minas Gerais, segundo informações do Valor Econômico. Por causa das fortes chuvas na região, as empresas, assim como Usiminas (SA:USIM5) e Vallourec (PA:VLLP), estão com suas operações paralisadas.

De acordo com a Fundação Estadual de Meio Ambiente, existem 22 barragens em nível 1 de emergência, sendo 21 pertencentes à Vale e uma à CSN; seis em nível 2, sendo cinco da Vale e uma da ArcelorMittal; e três em nível de emergência 3, todas da Vale.

Todas as empresas afirmam estarem acompanhando de perto a situação das barragens e que tomaram as medidas necessárias de segurança, com a evacuação de zonas próximas e a execução de pequenos reparos.

2. Dólar atinge baixa de 2 meses

O dólar se estabilizou após sua maior queda diária em três meses, um sinal de que os mercados globais acreditam que os riscos de uma política monetária mais apertada dos EUA estão totalmente precificados por enquanto.

Às 08h51, o dollar index, que acompanha o dólar em relação a uma cesta de seis economias avançadas, caiu 0,11%, a 94,81, depois de cair mais de 0,6% na quarta-feira, com esperanças crescentes de que a inflação pode estar perto do pico. Os números divulgados na quarta-feira mostraram que a inflação anual subiu 7% no ano, a maior desde 1982, mas os analistas argumentaram que uma combinação de fatores estava fazendo a situação parecer pior do que é.

É improvável que se pare de falar sobre políticas mais rígidas. O presidente do Federal Reserve da Filadélfia, Patrick Harker, disse ao Financial Times em uma entrevista que está aberto a mais de três aumentos nas taxas de juros este ano, enquanto os comentários preparados por Lael Brainard enfatizaram a necessidade primordial de reduzir a inflação.

3. Dados sobre desemprego

Uma medida melhor avaliação sobre a dinâmica da inflação atual será discutida com a publicação às 10h30, dos números da inflação do preço do produtor para dezembro nos EUA.

Espera-se que os preços totais tenham subido 0,4% no mês, que seria o menor aumento mensal em um ano, enquanto os preços principais devem ter subido 0,5%, uma desaceleração mais modesta após a aceleração de choque de dezembro.

Espera-se que os pedidos de seguro desemprego dos EUA, que devem ser lançadas ao mesmo tempo, tenham permanecido perto das mínimas pós-pandemia na semana passada em 200.000.

4. Mercado de ações americano

Os mercados de ações dos EUA devem abrir principalmente em alta mais tarde, com o apetite ao risco revivido pelos últimos desenvolvimentos na frente da política monetária.

No entanto, os ganhos podem ser restringidos pela consciência de que a mudança no sentimento sobre as taxas de juros também foi impulsionada pela alarmante disseminação do Covid-19 nos EUA nas últimas duas semanas, aumentando a probabilidade de um freio de curto prazo no crescimento. Os ganhos da Delta Air Lines, a serem divulgados antecipadamente, podem lançar mais luz sobre isso.

Às 08h57, os futuros da Dow Jones avançavam 0,12%, enquanto os da Nasdaq 100 e da S&P 500 subiam 0,03% e 0,04%, respectivamente.

Outras ações em foco podem incluir Robinhood (NASDAQ:HOOD), que minimizou um boato aparentemente falso sobre se preparar para listar contratos da ‘meme coin’ Shiba Inu.

5. Petróleo atinge alta de dois meses à medida que os vendedores ficam sem estrada

Os preços do petróleo bruto subiram para o nível mais alto em dois meses, ajudados por um dólar mais barato e por indicações de que os grandes países consumidores estão ficando sem espaço para vender suas reservas estratégicas.

De acordo com Samir Madani, da Tanker Trackers, a última venda do Departamento de Energia dos EUA reduz as participações da Reserva Estratégica de Petróleo para menos de 100 dias de cobertura de importação. Os acordos internacionais exigem que os EUA e outras economias avançadas mantenham pelo menos 90 dias de importações.

Os dados do governo de quarta-feira sobre os estoques dos EUA, no entanto, mostraram outro grande aumento nos estoques de gasolina, sugerindo que a pressão sobre a demanda final por combustível está aumentando à medida que a onda ômicron aumenta.

Às 08h59, os futuros do petróleo nos EUA avançavam 0,05%, a US$ 82,68 o barril, enquanto os de Brent subiam 0,09%, a US$ 84,75

Fonte: br.investing.com

Compartilhar notícia: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email